Foto: Adia Borges - Fotos da Terra
O presidente da Comissão de Saúde da OAB/MT, Fábio Capilé, representou a instituição no “1º Seminário de Humanização do Parto da baixada cuiabana”, na última segunda-feira (1º de dezembro), no auditório da Procuradoria-Geral da Justiça. O evento seguiu até o dia seguinte e também participaram dos debates os membros da Comissão Péricles Santos e Joeli Castelli.
|
Fábio Capilé fez um histórico do sucateamento da saúde no estado e do esforço da OAB/MT, por meio de sua comissão, junto aos órgãos como Poder Judiciário, Ministério Público, Conselho Regional de Medicina e Secretarias de Saúde em buscar soluções. Ele enfatizou que a iniciativa de debater o parto humanizado é muito importante. “A OAB/MT apoia toda e qualquer iniciativa voltada para o bem estar do ser humano desde que, para isso, seja observado o princípio da proteção da vida, respeitando o posicionamento técnico do médico”, ressaltou.
|
O advogado explicou que o encontro visava buscar alternativas para estruturação de ideias e implementação do sistema de parto humanizado por meio de propostas de leis, entre outros. Fábio Capilé lembrou que para a preservação da dignidade da pessoa humana pressupõe a exigência de técnicas para a manutenção da vida. “A ordem apoio o projeto e destaca a necessidade de se buscar o interesse maior que é a vida do nascituro”, sublinhou.
O obstetra Ricardo Jones, considerado uma das autoridades em parto humanizado no país, foi o palestrante convidado. O seminário também elucidou questões sobre a antropologia do nascimento, violência obstétrica, o trabalho interdisciplinar das equipes que assistem ao parto e abordou o cenário obstétrico local.
Assessoria de Imprensa OAB/MT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0928/0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmt