Empoderamento da mulher é abordado em evento "Troque a violência pela violeta"

27/11/2014 15:57 | Sorriso
Foto da Notícia: Empoderamento da mulher é abordado em evento 'Troque a violência pela violeta'
img     A vice-presidente da OAB/MT, Cláudia Aquino de Oliveira, falou sobre empoderamento da mulher nesta terça-feira (25 de novembro) na programação do “Troque a violência pela violeta”, em Sorriso. O evento foi elaborado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, com apoio da Seccional, por meio do projeto OAB/MT Mulher, da OAB/Sorriso, Prefeitura, Creas, Câmara de Vereadores, Fraternidade Feminina e Associação de Senhoras de Rotarianos.

O comércio local distribuiu mais de mil violetas aos clientes explicando o significado. Participaram da abertura a presidente da Comissão de Direito da Mulher da OAB/Sinop, Andreia Varea; a representante da OAB/Sorriso no Conselho, Isamara Andrade; a psicóloga do CRAS, Veronica Berzulini; o delegado Tiago Damasceno; a promotora de Justiça, Ana Karine; e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Sorriso, Eloisa Volpato; além de advogados e autoridades.

Cláudia Aquino explicou que “a ideia do tema do projeto ‘Troque a Violência pela Violeta’ foi do advogado, presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas de Sorriso e coordenador do curso de Direito da Unic de Sorriso Fernando Mascarello. Daí a importância dos homens aderirem e defenderem essa ideia conforme temos abordado quando falamos do projeto OAB/MT Mulher e com a campanha da ONU Mulher ‘he for she’, ou seja, ele por ela. Precisamos dessa parceria porque a violência, em geral, é perpetrada por homens e precisamos mudar essa cultura”. O delegado contou que, nas 24 horas anteriores, recebeu três denúncias de violência contra a mulher.

Outras programações

Na segunda-feira (24), alunos do 7º e 8º anos de escolas públicas e privadas de Sorriso participaram de palestra sobre “Redes e Mídias Sociais na Internet: Espaço de Vivência”, ministrado pelo advogado e produtor cultural, Mario Olímpio Filho. Na Praça CEU Sorriso Mestiço Dorival Brandão, teve a “1º Caminhada Troque a Violência pela Violeta”, depois o “1º Workshop Troque a violência pela violeta”, no Centro de Eventos e houve também a apresentação do grupo teatral Artaude.

O dia 25 de novembro foi declarado “Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher”, no Primeiro Encontro Feminista da América Latina e Caribe realizado em Bogotá em 1981. Nesta data, em 1960, o maior ato de violência já cometido contra mulheres pôs fim à vida das irmãs Dominicanas Pátria, Minerva e Maria Teresa, que lutavam pela solução de problemas sociais do país.

Repúdio

Do evento, resultou a seguinte nota de repúdio:

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Sorriso, ante a realidade e estatísticas apresentadas, manifesta, publicamente, indignação e repúdio a todas as formas de violência e discriminação que ocorrem em Sorriso.

O Conselho entende que esse tipo de comportamento não é compatível com os valores de uma sociedade contemporânea e democrática em que vivemos, que tem como um dos seus princípios o respeito e valorização e respeito a diversidade sexual e igualdade de direitos.

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher,  priorizando tais valores, está construindo no âmbito I Plano Municipal das Políticas Públicas para as Mulheres em consonância com o Plano Nacional, que será lançado no segundo semestre de 2015, uma série de metas e ações voltadas ao enfrentamento a todo e qualquer tipo de discriminação baseado em raça, etnia, orientação sexual e identidade de gênero.

www.facebook.com.br/oabmt