Seccional lamenta falecimento do renomado jurista Márcio Thomaz Bastos

20/11/2014 11:00 | Luto
    É com pesar que a diretoria da OAB/MT informa e lamenta o falecimento do ex-presidente do Conselho Federal da OAB e ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, ocorrido na manhã desta quinta-feira (20 de novembro), em um hospital particular de São Paulo. Ele estava internado para tratamento de descompensação de fibrose pulmonar, segundo boletim médico divulgado pelo hospital.

Para os diretores da Seccional, a morte do jurista é uma grande perda para a advocacia nacional, pois serviu como inspiração a muitos profissionais do direito pelo profundo conhecimento e técnica que apresentava na defesa de seus clientes, sempre primando pelos preceitos instituídos na Constituição Federal.

Além de ter atuado como ministro da Justiça, Thomaz Bastos ficou em evidência ao atuar em casos de grande repercussão nacional como, por exemplo, o julgamento do processo do mensalão, no Supremo Tribunal Federal, em 2012.

Ele se formou na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), na turma de 1958, e, em 1990, após a eleição do presidente Fernando Collor, integrou o governo paralelo instituído pelo Partido dos Trabalhadores como encarregado do setor de Justiça e Segurança.

Em 1992, participou ao lado do jurista Evandro Lins e Silva da redação da petição que resultou no impeachment de Collor.

É fundador do movimento Ação pela Cidadania e do Instituto de Defesa do Direito de Defesa. (Com informações do G1)

www.facebook.com.br/oabmt