PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO

Notícia | mais notícias

Audiência trabalhista simulada promoveu oportunidade de conhecimento em evento na OAB/MT

14/11/2014 17:14 | Jornada Jurídica
    Uma oportunidade ímpar para aprendizado foi proporcionada na 1ª Jornada Jurídica Interdisciplinar realizada na noite desta quinta-feira (13 de novembro) na OAB/MT. Uma audiência trabalhista simulada demonstrou todos os procedimentos e tirou dúvidas dos acadêmicos presentes. O evento foi organizado pelo Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) e a Escola Superior de Advocacia (ESA/MT), com apoio da Seccional, Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/MT) e Fato Cursos e Concursos. “Esta foi uma parceria muito importante com alto nível de conhecimento adquirido. Agradecemos especialmente aos magistrados do Tribunal Regional do Trabalho pela colaboração”, ressaltou o presidente da Escola, Bruno Castro.
 
img
    
img
    Estavam presentes o presidente do TRT/MT, desembargador Edson Bueno, que atuou como interlocutor explicando os procedimentos. O juiz auxiliar da Presidência do TRT/MT, Plínio Podolan, presidiu a audiência; a vice-presidente da OAB/MT, Cláudia Aquino, atuou como advogada da reclamada (empresa); a presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas de Mato Grosso (Aatramat) Carla Patrícia Souza, como advogada da reclamante (empregado); e o assessor da Presidência do TRT/MT, Amadeu Gonçalves, levantou as dúvidas. As partes, testemunhas e auxiliar do Juízo foram os próprios alunos de Direito.
 
    
   
img
    O caso simulado foi retirado da última prova de sentença da magistratura trabalhista aplicada em outubro deste ano, porém, de forma mais simplificada e que tinha como pontos controversos o pedido de horas extraordinárias, danos existencial e moral, entre outros. A reclamante teria de se despir na frente de outras funcionárias para vestir uniforme e se sentia constrangida pela exposição a que estaria submetida. A cada ato do juízo e auxiliares, desde o pregão das partes, qualificação, audiência de conciliação e de instrução, os magistrados e as advogadas presentes explicavam detalhadamente e tiraram dúvidas acerca dos prazos e de cada procedimento. Coube às advogadas também detalharem como seus clientes devem ser preparados, assim como as testemunhas e como os profissionais da advocacia devem agir em uma audiência trabalhista.
 
    
    O desembargador Edson Bueno e o juiz Plínio Podolan ressaltaram a importância dos advogados e advogadas conhecerem bem o processo e as normas para atuarem na Justiça do Trabalho. “O bom advogado é o que mais contribui com o juiz”, observaram.
 
 
Fotos: Clayton Brito – Fotos da Terra
 
 
Assessoria de Imprensa OAB/MT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0928/0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmt
 
 

Facebook Facebook Messenger Google+ LinkedIn Telegram Twitter WhatsApp

WhatsApp