A vice-presidente da OAB/MT, Cláudia Aquino de Oliveira, defendeu a atuação da advocacia nos conflitos ainda em fase pré-processual diante da sua imprescindibilidade para a administração da Justiça durante a II Jornada de Estudos do Curso de Direito da Unemat de Diamantino/MT (II Jedud). O evento ocorreu nesta terça-feira (11 de novembro), na Universidade Estadual de Mato Grosso e a advogada representou a diretoria da Seccional na palestra “Mediação e Acesso à Justiça”.
A palestrante foi a desembargadora presidente do Núcleo Permanente de Conciliação do TJMT Clarice Claudino da Silva. Cláudia Aquino atuou como debatedora e a desembargadora Serly Marcondes Alves, como presidente da mesa. Também estavam presentes o presidente da OAB/Diamantino, Gildo Capeleto, o ex-presidente Celito Bernardi, a integrante da Comissão de Meio Ambiente, Fabiana Gouvea, o diretor do Foro Anderson Candiotto, autoridades, advogados, acadêmicos e convidados.
Com a tendência do Poder Judiciário em estimular a resolução de conflitos por meios como mediação e conciliação para desafogar a demanda processual já existente, Cláudia Aquino ressaltou a importância de se criar também uma cultura de reconhecimento do advogado como o profissional mais habilitado para conduzir uma negociação entre as partes.
“Não é uma questão corporativa, mas defendemos que é papel do advogado, da advogada a defesa dos interesses das partes utilizando o conhecimento técnico necessário para o acordo de forma que ambos se sintam satisfeitos. A Constituição Federal afirma que os advogados são imprescindíveis para a administração da Justiça e os profissionais também terão que mudar sua forma de atuar, se especializando melhor”.
O evento segue até sexta-feira (14) com outras palestras. A programação pode ser consultada no site http://siec.unemat.br/.
Assessoria de Imprensa OAB/MT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0928/0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmt