OAB/MT Mulher e OAB/Sorriso formam parceria com instituições para promoção do Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher

06/11/2014 17:15 | Direitos da Mulher
    O projeto OAB/MT Mulher e a Subseção de Sorriso participarão da execução do projeto “Troque a violência pela violeta”, elaborado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher daquela região (CMDM/Sorriso). A parceria possui como objetivo o enfrentamento da violência contra as mulheres, nos dias 24 e 25 deste mês. Em favor da igualdade e justiça, serão realizadas palestras, seminário e exposições para conscientização quanto ao problema. Esta data é lembrada mundialmente por ter sido quando, no ano de 1960, o maior ato de violência já cometido contra mulheres pôs fim à vida das irmãs Dominicanas Pátria, Minerva e Maria Teresa, que lutavam pela solução de problemas sociais do país.

Representada no Conselho pela advogada Isamara Andrade, a OAB/MT tem realizado diversas ações semelhantes não apenas com a realização de parcerias, mas, principalmente por meio de suas comissões e projetos, no mesmo empenho de favorecer o empoderamento da mulher na sociedade. A promoção do município de Sorriso vem somar e pode ser vista como extensão das atividades da Ordem dos Advogados mato-grossense por esta causa.

Mesmo conquistando espaços cada vez maiores na sociedade ao longo dos anos, há mulheres que ainda sofrem agressões diariamente. Conforme o projeto apresentado pelo CMDM, essa violência ocorre tanto nos espaços públicos quanto privados e não são apenas de ordem física, mas também violam a mulher em sua esfera moral, psicológica, patrimonial e sexual. Tal tratamento as afetaria profundamente, interferindo inclusive no exercício de sua cidadania.

Como resultado o Projeto contribuirá para que a valorização da figura feminina se torne realidade, mobilizando autoridades e, no mínimo, chamando a atenção das pessoas para a necessidade de um despertar social nesse sentido. Também irão colaborar os órgãos públicos e privados, organizações não governamentais, universidades, escolas e outras instituições.

Cronograma:

Dia 24 de Novembro de 2014 - Segunda-feira

LOCAL HORÁRIO PÚBLICO EVENTO
Centro de Eventos Sorriso 7h30 às 8h45 Alunos do 7º e 8ºanos de Escolas Públicas e Privadas

-Distribuição de bombons.
Centro de Eventos Sorriso 13h30 às 14h45 Alunos do 7º e 8ºanos de Escolas Públicas e Privadas

-Palestra “Redes e Mídias Sociais na Internet: Espaço de Vivência” com Mario Olímpio, advogado e produtor cultural OAB/Mulher MT;

-Distribuição de bombons

Dia 25 de Novembro de 2014 - Terça – feira.

LOCAL HORÁRIO PÚBLICO EVENTO
Praça CEU 7h30 às 8h30 Em geral - 1º Caminhada “Troque a Violência pela Violeta”. Com equipe NASF, CREAS e CRAS e distribuição de informativos e convite para 1º Seminário.
Centro de Eventos Sorriso 14h às 16h

Em geral

Centro de convivência;

Público CREAS;
Público CRAS São Jose;
Público CRAS São Domingos.
- Abertura: composição de mesa, com Prefeito, Presidente da Câmara, Promotora de Justiça, Juiz da vara Criminal e a representante do CMDM e OAB/Mulher Sorriso/MT; (00h15min.)
- Apresentação de teatro, do Departamento de Cultura; (00h20min.)
- Formação de 01 roda de debates, com psicóloga, advogado e mulheres com exemplos de superação; (01h00min.)
- Conclusão: “Empoderamento da Mulher” ministrado pela Drª Claudia Aquino de Oliveira, advogada e vice-presidente da OAB/MT. (00h35min.)

www.facebook.com.br/oabmt