PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Novembro de 2024 | Ver mais
D S T Q Q S S
# # # # # 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30

Notícia | mais notícias

Direito a estudos, aposentadoria e outros benefícios do paciente com câncer são abordados em palestra na OAB/MT

30/10/2014 16:39 | Outubro Rosa
 
    O paciente com câncer tem diversos direitos garantidos por lei, porém, muitas vezes não tem conhecimento ou orientação correta. Assim, para colaborar com essa conscientização a OAB/MT, por meio da Comissão de Direito da Mulher, em parceria com a ESA/MT e a Comissão de Saúde, ofereceu na noite desta quarta-feira (29 de outubro) palestra com o tema “Câncer – Direitos e cidadania”, com o advogado Péricles Renato Campos dos Santos como parte da programação do Outubro Rosa. 
 
    A presidente da CDM, Juliana Nogueira, ressaltou que a Seccional apoiou a campanha com a iluminação da sede de rosa e promoveu palestra com uma das oncologistas mais respeitadas na área, Luci Ishii. “Agradecemos a diretoria e à Comissão de Saúde pelo apoio e disponibilidade em trazer informações tão importantes”, observou.
 
img
    
    Péricles dos Santos é membro da Comissão de Saúde e voluntário na Associação dos Amigos da Criança com Câncer e a associação Estrela Dalva, que abriga pacientes. Ele falou das normas que determinam o atendimento integral aos cidadãos, em especial, a garantia de estudo seja por escolas de níveis fundamental e médio como faculdades. “Muitos abandonam as aulas por causa do tratamento. Basta protocolar o relatório médico e exame de biópsia para justificar a ausência por longo prazo que a escola ou faculdade têm que acompanhar o aluno e encaminhar material”, explicou. 
 
img
    
    Os direitos a medicamentos, exames e tratamento pelo Sistema Único de Saúde, além de auxílios doença, aposentadoria por invalidez e o benefício de prestação continuada da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) também foram abordados pelo membro da Comissão. Péricles ressaltou que o Supremo Tribunal Federal tem, inclusive, reconhecido que o valor estabelecido por lei para ter direito ao benefício está defasado (1/4 do salário mínimo) e tem majorado.  Uma orientação fornecida pelo advogado é que todos os documentos a respeito do tratamento sejam guardados e tirado cópia. 
 
 
Fotos: Clayton Brito – Fotos da Terra
 
 
Assessoria de Imprensa OAB/MT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0928/0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmt
 

WhatsApp