A Comissão Especial de Conciliação, Mediação e Arbitragem da OAB/MT, presidida pelo advogado João Paulo Moreschi, tem a intenção de implantar em todo o Estado mecanismos que ajudem a fomentar a cultura da conciliação, mediação e arbitragem entre a advocacia e partes envolvidas nos processos judiciais e extrajudiciais.
|
De acordo com João Moreschi, a ideia da comissão também é fazer com que o Tribunal de Justiça de Mato Grosso estude meios para expandir as centrais de conciliação. “As técnicas de solução de conflitos têm ganhado cada vez mais corpo em todos os estados e hoje já é uma realidade que faz parte do nosso dia a dia. Para se ter uma ideia, tenho participado de inúmeras reuniões e encontros sobre o tema e, no Rio Grande do Sul, por exemplo, já se estipulou que a hora técnica de serviço de um advogado capacitado em mediação e arbitragem é de R$ 500”.
|
O advogado informou ainda que os contratos de prestação de serviços estão passando a prever cláusulas estipulando honorários advocatícios quando houver causas resolvidas por meio da conciliação, mediação e arbitragem e que a advocacia deve se atentar para esse detalhe.
Por fim, ressaltou que estão abertas as inscrições para o “Curso de Capacitação em Mediação”, que será realizado pela Fundação Escola Superior do Ministério Público (FESMP/MT) em parceria com Escola Superior da Advocacia (ESA/MT) e o Instituto Mato-grossense de Mediação e Arbitragem (IMMA) a partir do dia 17 de outubro.
Com enfoque na resolução apropriada de conflitos em diferentes contextos, as disciplinas envolverão aspectos como as habilidades necessárias ao profissional, os modos ade¬quados para se estabelecer a comunicação, vantagens e limites, dentre outros. No último módulo, a aula será prática com workshop. As matrículas podem ser feitas pelo telefone (65) 3363-0600.
Assessoria de Imprensa OAB/MT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0928/0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmt