OAB/MT participa de mobilização em prol de advogados públicos federais

02/10/2014 16:02 | AGU
Foto da Notícia: OAB/MT participa de mobilização em prol de advogados públicos federais

Foto: Adia Borges - Fotos da Terra

img

O secretário-geral da OAB/MT, Daniel Paulo Maia Teixeira, participou nesta quarta-feira (1º de outubro) do “Dia Nacional de Paralisação da Advocacia Pública Federal”, ocorrido em frente à sede da Advocacia-Geral da União, em Cuiabá. O ato reuniu cerca de 50 advogados e advogadas públicos e teve como objetivo apresentar as dificuldades enfrentadas pelos advogados da União, procuradores da Fazenda Nacional, procuradores federais e procuradores do Banco Central do Brasil, os quais encontram diversos tipos de dificuldades no exercício da profissão, inclusive defasagem remuneratória. Outra luta dos advogados é a aprovação da PEC 82, conhecida como PEC da Probidade, que garante a autonomia para o exercício independente de suas atribuições.

De acordo com a procuradora federal Lilian Chaves Bezerra, as categorias sofrem com a falta de estrutura e de uma carreira de apoio. “Para se ter uma ideia, o prédio do INSS corre o risco de alagamento, temos deficiência de logística, a AGU não tem autonomia técnica e financeira, contamos com poucos estagiários, os quais permanecem por dois ou três meses e acabam indo trabalhar em outros órgãos por conta do baixo valor dos auxílios. Há defasagem salarial, a acumulação de serviço é cada vez maior e a desmotivação é generalizada”, desabafou.

img

Por sua vez, Daniel Teixeira registrou total apoio ao movimento e às reivindicações. “Somos contrários às greves, mas favoráveis em tudo o que for em prol da advocacia. Esse ato demonstrou que os procuradores federais realmente estão precisando de melhores condições de trabalho e iniciativas nesse sentido são sempre válidas. Todo profissional merece ser bem remunerado, ainda mais pela importância do papel que representa na defesa dos interesses da União. A OAB/MT, pela representatividade que tem perante à sociedade, continuará de portas abertas para apoiar e contribuir no que for necessário em benefício da classe”, destacou o secretário-geral da Ordem.

Fotos: Adia Borges - Fotos da Terra

www.facebook.com.br/oabmt