OAB/MT requer providências acerca de greve de Polícia Judiciária Civil

03/06/2011 17:23 | Atuação
    A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso expediu nesta sexta-feira (3 de junho) ofício urgente ao secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Gomes Curado Filho, requerendo providências acerca da greve  da Polícia Judiciária Civil, que tem causado problemas em especial  no município de Rondonópolis (218km de Cuiabá).

O presidente em exercício da OAB/MT, Maurício Aude, foi comunicado na manhã de hoje pelo presidente da Subseção da OAB de Rondonópolis, Adalberto Lopes de Sousa, sobre o ocorrido. “Para se ter ideia da gravidade do caso, nem o efetivo mínimo do quadro de funcionários está sendo respeitado na região”, resumiu.

Ao todo, cerda de 1,5 mil profissionais, entre investigadores e escrivães de Mato Grosso, paralisaram as atividades durante toda esta sexta-feira em protesto ao não reajuste salarial da categoria. De acordo com o Sindicato da categoria, seriam mantidas apenas as atividades de plantões, com registro apenas de flagrantes.

“Estamos certos de que tal providência se prestará, ao menos provisoriamente, para garantir tranquilidade aos cidadãos mato-grossenses, na medida em que inibirá ocorrências delituosas que podem vir a ser facilitadas pela ausência do efetivo nas ruas”, asseverou Maurício Aude.

Acrescentou ainda que “a defesa da sociedade, provida pela Polícia Judiciária Civil, é indubitavelmente serviço essencial à população e à manutenção da ordem pública e da paz social. O Estado não pode ficar sem segurança pública, porque esse é um direito do cidadão e um dever do Governo”.

(Com informações do site Olhar Direto)

Lídice Lannes/Luis Tonucci
www.twitter.com/oabmt