PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO

Curso - Detalhes | mais cursos

GRUPO DE ESTUDO - I MODEL UNITED NATIONS - MATO GROSSO

Total de Vagas: 5
Data Limite de Inscrição: 28/06/2024
Carga Horária: 15h
Datas de Realização: 28 e 29 de junho de 2024
Município: CUIABÁ
Local: Plenário da OAB-MT
Preço: Inscrições Gratuitas

Icone Whatsapp ESA Icone Youtube ESA Icone Instagram ESA Icone Facebook ESA

Descrição:

GRUPO DE ESTUDO - I MODEL UNITED NATIONS - MATO GROSSO

O MUN – Model United Nations – remonta o surgimento da ONU em 1945, com o fim da Segunda Guerra Mundial.
O novo órgão consultivo, que reunia boa parte dos países do mundo, visava promover o diálogo construtivo e pacífico entre os países. Neste sentido,serve a presente como a inauguração do Model United Nations no Mato Grosso.
A presente consiste em uma simulação no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (PNUD), tal ação abordará o tema "Independência Energética na transição para energias renováveis".
Posto isso, durante o evento, os estudantes e outros participantes inscritos terão a oportunidade de atuar como delegados representando os interesses de diferentes países, tendo contato direto com discussões relacionadas ao desenvolvimento ambiental e a autonomia de cada Estado representado.

Programação:

28/06 - Horário: 19h00 às 22h30

29/06 - Horário: das 07h30 às 12h00 e das 13h00 às 18h00

Palestrantes:

Dr. Marcelo Antonio Theodoro - Doutor em direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2005, defendendo a tese com o tema "A Política de Patentes de Medicamentos e o Direito Fundamental a Saúde". Cursou na mesma instituição o Mestrado cuja dissertação "A Concretização dos Direitos Fundamentais" foi defendida em 2001. Cursou o Estágio Pós-Doutoral na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC entre 2019-2021. Atualmente é Professor Associado dos cursos de Graduação, Pós Graduação e do Mestrado da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). É autor do livro "Direitos Fundamentais e sua Concretização" e Organizador das obras "Direitos Humanos e Fundamentais - Debates e reflexões Contemporâneas"; "Direito Agroambiental e Sustentabilidade - Estudos e Discussões Contemporâneas" e Direitos Fundamentais, Direito Agroambiental e Sustentabilidade; Direitos Fundamentais e Constituição volumes 1 e 2 e possui várias publicações de artigos em revistas especializadas, além de capítulos de livros em coletâneas de direito. Atua na área de direito constitucional, direitos fundamentais e direito agroambiental. É Presidente da Academia Mato-grossense de Direito (AMD) e membro do Instituto dos Advogados do Paraná (IAP) e ). Foi Presidente da 22ª. Subseção da OAB/MT em Primavera do Leste/MT. Foi Coordenador Pedagógico da Escola Superior de Advocacia da OAB/MT (ESA/MT) no triênio 2013-2015 e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFMT no triênio 2014-2017.

Dr. Valério de Oliveira Mazzuoli - Doutor em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008), aprovado com nota máxima e com voto de louvor (summa cum laude) por unanimidade. Mestre em Direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003), aprovado com o conceito máximo e com distinção pela banca examinadora. Realizou estágio de pós-doutoramento em Ciências Jurídico-Políticas na Universidade Clássica de Lisboa, sob a orientação do Professor Catedrático Jorge Miranda (2010-2011). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), aprovado em primeiro lugar no concurso público de provas e títulos de ingresso na carreira (2008). Fundador e primeiro coordenador do Programa de Mestrado em Direito da UFMT. Professor convidado dos cursos de especialização da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Universidade Estadual de Londrina. Consultor jurídico internacional, conferencista e parecerista. Em 2004 recebeu o título de Professor Honorário da Faculdade de Direito e Ciências Políticas da Universidade de Huánuco (Peru). Em 2017, lecionou no Centre de Recherche de Droit International Privé et du Commerce International (Université Paris 2, Panthéon-Assas) e na École de Droit de la Sorbonne (Université Paris 1, Panthéon-Sorbonne). Em 2024, lecionou na Universidade de Pisa na cátedra de Direito Internacional. É membro-titular da Academia Mato-Grossense de Letras (AML), da Sociedade Brasileira de Direito Internacional (SBDI) e da Associação Brasileira de Constitucionalistas Democratas (ABCD).

Sobre o autor do curso:

Organização:

Comissão de Estagiários da OAB-MT.



Voltar para pesquisa

WhatsApp