Artigo | mais artigos

Em defesa da justiça e da advocacia

Data: 06/07/2024 13:22

Autor: Rodrigo Araújo

imgO assassinato do advogado e ex-presidente da OAB Mato Grosso, Renato Gomes Nery, é um trágico evento que abalou profundamente a comunidade jurídica. Sua morte brutal é um ato de extrema violência e um atentado direto contra a advocacia e os valores que ela representa.

Renato Gomes Nery, durante sua gestão na OAB, sempre lutou pela justiça, pelos direitos dos cidadãos e pela integridade da profissão de advogado. Sua liderança foi marcada por um compromisso inabalável com a ética e a defesa dos princípios do estado de direito. A perda de um líder tão dedicado e influente é uma grande tragédia para todos nós.

Como presidente da subseção de Várzea Grande, expresso meu profundo pesar e consternação. Este crime hediondo não pode ser tolerado. É essencial que as autoridades competentes realizem uma investigação rigorosa e célere para identificar e punir os responsáveis por este ato bárbaro. A segurança dos advogados e de todos os cidadãos depende da eficácia da justiça.

É alarmante notar que este é o segundo caso de assassinato de um advogado que ocorre recentemente. Esta sequência de violência contra profissionais da advocacia é um sinal claro de que medidas urgentes precisam ser tomadas para proteger aqueles que dedicam suas vidas à defesa da justiça e dos direitos humanos.

Em resposta a essa grave situação, a criação de uma comissão especial para acompanhar o caso, instituída pela presidente da OAB Mato Grosso, Gisela Cardoso, é um passo importante e necessário. Esta comissão tem a função de garantir que o caso seja tratado com a seriedade e urgência que merece, além de monitorar o andamento das investigações e assegurar que todas as providências cabíveis sejam tomadas. Medidas emergenciais são indispensáveis para evitar que tragédias como esta se repitam e para garantir a proteção dos advogados no exercício de suas funções.

A advocacia desempenha um papel vital na sociedade. Os advogados são defensores da justiça, da liberdade e dos direitos humanos. Eles são a voz daqueles que não têm voz, lutando contra a opressão e a injustiça. Atacar um advogado é atacar o próprio sistema de justiça e os pilares da nossa democracia.

A violência contra advogados é um problema sério que precisa ser abordado com urgência. É imperativo que medidas sejam tomadas para garantir a segurança dos profissionais da advocacia. Além disso, é necessário promover uma cultura de respeito e valorização do trabalho dos advogados, reconhecendo sua importância na manutenção da ordem e da justiça.

Neste momento de dor e indignação, reafirmamos nosso compromisso com a busca por justiça. Não descansaremos até que os responsáveis pelo assassinato de Renato Gomes Nery sejam levados à justiça. Sua memória e legado continuarão a nos inspirar na luta por um mundo mais justo e igualitário.

Renato Gomes Nery não será esquecido. Seu trabalho e dedicação à advocacia servirão de exemplo para todos nós. Que possamos, unidos, garantir que a justiça prevaleça.

Rodrigo Araújo, Presidente da OAB subseção Várzea Grande/MT