CURSO: ORATÓRIA JURÍDICA - TELEPRESENCIAL
DATA: 29/06 à 02/07/2015 - DAS 18h às 20h
Exposição
Prof. Pedro Barroso Sobrinho
(Escritor, dramaturgo, teatrólogo, poeta e ator. Atuou como assistente de Direção do professor de Teatro da Universidade da Califórnia, em San Diego, o PhD Floyd Gaffney, na peça Dia de Ausência. É autor dos livros: O Caçador de Místicos; Amor e Tormenta no Mar da Bahia; Como Perder o Medo de Falar em Público e A Arte de Convencer Falando).
Objetivo
O curso tem por objetivo formar, aperfeiçoar e atualizar talentos na nobre arte de Falar em Público e de formar profissionais capazes de convencer e persuadir pessoas pela retórica, aumentando, com isso, o seu padrão de excelência com o público alvo, tornando-se assim, um diferencial perante os demais.
Em um mundo globalizado e de decisões rápidas, a confiança e a determinação são ingredientes indispensáveis para o sucesso. Ao lançar a sua palavra em público, você experimentará o caráter mágico de fascinar multidões.
Programa
29/6 – segunda-feira
Introduzindo a oratória - Quem é o orador?; Qualidades do orador; Razão, emoção e interpretação; Corpo, mente e cérebro do orador; Como vai sua oratória?; Pontos chaves da oratória; A autoestima do orador; Terapia de choque sem choque; Exercícios para vencer o medo de falar em público; Como iniciar um discurso; Vá com calma; Comece com pequenos discursos; O sorriso perdido; Os vocativos, saudações ou prolegômenos; Como conquistar a plateia.
30/6 – terça-feira
O orador - Resumo da aula anterior; Saiba quem são seus ouvintes; Não se desvalorize; Primeira impressão; O olhar; O poder da expressão corporal; Expressões corporais inadequadas; Posturas e gesticulações; Revolveres virtuais e mãos obladas. Aonde colocar as mãos; Falar sentado; Sente-se direito; Falar em pé.
1/7 – quarta-feira
A voz - Resumo da aula anterior; Como usar o microfone; Microfone de pedestal; Microfone de mesa; Microfone de lapela; Olhando para a plateia; A segurança do orador; O orador “tomara que acabe logo”; O vocabulário e a oratória; Técnicas para eliminar os cacoetes: “Né?... Tá?... Ok?... Certo?... Entendeu?... Tá entendendo?... Daí... Bom... Tipo assim...”
2/7 – quinta-feira
Instrumentos da oratória - Resumo da aula anterior; A improvisação; O jurista que deu um “Branco”; Aprenda a compactar ideias; O orador precisa relaxar; Relaxar deitado; Relaxar sentado; Arranje sempre uma boa ilustração; O que devemos evitar; Divisão de um discurso; Dicas para uma boa conclusão; Resumo do curso.