PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO

Notícia | mais notícias

OAB/MT vai remeter denúncia contra advogado para Tribunal de Ética e Disciplina

09/04/2013 16:40 | Providências
Foto da Notícia: OAB/MT vai remeter denúncia contra advogado para Tribunal de Ética e Disciplina

 

       A diretoria da OAB/MT encaminhará cópia da denúncia apresentada em face de um advogado preso durante operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) para o Tribunal de Ética e Disciplina para verificar possíveis infrações ético-disciplinares. O advogado Almar Busnello foi acusado de envolvimento com esquema de venda de decisão judicial, conforme o Ministério Público Estadual. 
 
       “O TDP já obteve a cópia da denúncia e vamos remeter ao TED para dar andamento ao processo junto à OAB/MT assegurando todos os direitos de defesa ao advogado denunciado. Porém, antes de tudo verificamos se as prerrogativas profissionais dele estavam sendo respeitadas, conforme preconiza o Estatuto da Advocacia”, explicou o presidente da OAB/MT, Maurício Aude.
 
       Para isso, o presidente do Tribunal de Defesa das Prerrogativas, Luiz da Penha, foi pessoalmente ao Gaeco para verificar a situação da prisão do advogado. “Assim que cheguei fui informado do envio de um ofício para o Comando-Geral da Polícia Militar buscando preparar uma Sala de Estado Maior para acolher o advogado preso. Isso é resultado de nossas atuações anteriores em busca do cumprimento das nossas prerrogativas profissionais. E assim que solicitei já recebi a cópia da denúncia”, afirmou.
 
       Conforme o Ministério Público, na operação “Assepsia” foram expedidos dez mandados, sendo cinco de prisão e cinco de busca e apreensão contra um advogado, um estagiário, um servidor público do Poder Judiciário e dois integrantes de uma organização criminosa. De acordo com o Gaeco, os atos de corrupção apurados durante a investigação destinavam-se à compra de decisão judicial no valor de R$ 1,5 milhão para a soltura de traficantes presos pela Polícia Federal em conjunto com o Gaeco na operação Mayá, realizada no município de Porto Espiridião. 
 
(Com informações do Ministério Público Estadual) 
 
 
Assessoria de Imprensa OAB/MT
(65) 3613-0928
www.twitter.com/oabmt
 

Facebook Facebook Messenger Google+ LinkedIn Telegram Twitter WhatsApp

WhatsApp