Maio de 2024 | Ver mais
# # # 1 2 3 4
26 27 28 29 30 31 #

Comissão da OAB/MT é favorável à PEC que altera indicação às vagas do quinto

20/11/2012 15:40 | Estudos Constitucionais
Foto da Notícia: Comissão da OAB/MT é favorável à PEC que altera indicação às  vagas do quinto

Foto: Assessoria de Imprensa OAB/MT

A Comissão de Estudos Constitucionais da OAB/MT, por meio de seu vice-presidente, o advogado Felipe Amorim Reis, manifestou-se favoravelmente à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 204/2012, que dá nova redação aos artigos 94, 104, 119 e 120 da Constituição Federal e altera o processo de indicação de advogados e membros do Ministério Público às vagas reservadas ao quinto constitucional.

Para o advogado, “a aludida alteração dá mais autonomia para a OAB e Ministério Público nas indicações e democratiza ainda mais o Poder Judiciário, respondendo os antigos anseios da classe”.
img

A proposta recebeu parecer pela admissibilidade do relator da matéria, o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, deputado federal Ricardo Berzoini (PT-SP).

Como principal mudança, a PEC propõe que membros do MP com mais de dez anos de carreira e advogados de notório saber jurídico e de reputação ilibada, também com mais de dez anos de atividade profissional, sejam indicados por seus órgãos de classe diretamente ao Executivo a partir de listas tríplices para preenchimento de um quinto das vagas nos Tribunais Regionais Federais, tribunais dos Estados e do Distrito Federal e Territórios. A lista seria enviada ao Poder Executivo que, nos vinte dias subsequentes, escolheria um de seus integrantes para nomeação.

Para o deputado João Caldas (PEN-AL), autor da PEC, o procedimento atual – no qual primeiramente se dá a elaboração de uma lista sêxtupla pelos órgãos de classe e redução dessa lista para três nomes pelos tribunais para só então ser encaminhada ao Poder Executivo – burocratiza sobremaneira o processo de indicação dos membros às vagas nos tribunais.

Veja aqui a íntegra do parecer.

www.twitter.com/oabmt

Arquivos Relacionados