Maio de 2024 | Ver mais

OAB-MT adere ao Pacto Nacional pela Consciência Vacinal

04/07/2023 10:05 | A VOZ DA SOCIEDADE
Foto da Notícia: OAB-MT adere ao Pacto Nacional pela Consciência Vacinal
imgA Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT), através da sua presidente, Gisela Cardoso, assinou o termo de adesão ao Pacto Nacional pela Consciência Vacinal, ao lado do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) e o Governo do Estado, além de outras sete instituições representativas. O ato aconteceu no fim da tarde de sexta-feira (30), no auditório da sede das Promotorias de Justiça de Cuiabá.

O Pacto é uma iniciativa coordenada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e já recebeu a adesão de mais de 40 instituições de todo o Brasil. “A saúde da população é uma das preocupações da OAB, como representante da sociedade, parabenizamos e apoiamos o Ministério Público nessa iniciativa. Esperamos que os índices de vacinação voltem a crescer”, afirmou Gisela.

imgPara o procurador-geral de Justiça, Deosdete Cruz Junior, o declínio acentuado dos índices de cobertura vacinal é uma realidade que precisa mudar. “Para reverter esse cenário, todos nós, enquanto representantes de instituições, Poderes de Estado, e acima de tudo mato-grossenses e brasileiros, devemos trabalhar e conjugar esforços para reduzir o risco de ressurgimento de moléstias que já tínhamos como extirpadas”, enfatizou.

O presidente da Comissão de Saúde (CES) do CNMP, conselheiro Jayme Martins de Oliveira Neto, disse que o pacto vem para fortalecer as campanhas de vacinação dos municípios, dos estados e do Governo Federal. “Não estamos cuidando bem das gerações futuras ao permitir e até abrir caminhos para que doenças já erradicadas voltem. Basta uma pessoa não se cuidar para que o vírus volte e se espalhe”, alertou ao reforçar a necessidade da consciência fraterna e coletiva.

Além da presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, o diretor-tesoureiro, Helmut Daltro, participou da solenidade.

Aderiram ao pacto, como a OAB-MT, o MPMT e o Governo, a Assembleia Legislativa (ALMT), o Tribunal de Contas (TCE-MT), Defensoria Pública, Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT), Associação Mato-Grossense do Ministério Público (AMMP) e a Associação Mato-Grossense de Magistrados (Amam).

Judite Rosa

Celular/WhatsApp: 65-99610-7865