PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Março de 2024 | Ver mais
D S T Q Q S S
# # # # # 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 # # # # # #

Notícia | mais notícias

Comissão de Estagiários pleiteia e governo deve reduzir horas de estágio para 4h diárias

23/10/2018 16:52 | Atuação da Ordem
 
    O período de estágio para estudantes de nível superior nos órgãos do governo do Estado deve passar a ser de 20 horas semanais, e não mais de 30 horas, depois de atendido o pleito da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), através da atuação da Comissão de Estagiários. A Procuradoria Geral do Estado encaminhou o processo elaborado pela OAB-MT à Secretaria de Gestão para que a proposta de redução das horas já possa ser analisada para inclusão no próximo edital de pregão para abertura de vagas.
 
    Em julho, a Comissão de Estagiários da OAB-MT solicitou à Procuradoria Geral do Estado que fosse revista a jornada dos estagiários que nos órgãos atuam, que era de 6 horas diárias, tendo em vista a necessidade do tempo de deslocamento das unidades escolares para os locais de trabalho. 
 
    “O produto finalístico da atividade estagiária é puramente acadêmico, tratando o ato de uma atividade intrínseca para a contextualização curricular... Entretanto, é cediço e salutar que a carga horária de seis horas é prejudicial ao ensino acadêmico, no atual modelo de ensino, pois o período dedicado à atividade prática costuma ser maior, a contar desde o período em que está se locomovendo das instituições de ensino para o estágio ou do estágio para a instituição”, trouxe o ofício. 
 
    A Comissão fez uma consulta pública nas instituições de ensino para o levantamento sobre o horário ideal de estágio, os estagiários que atuam no regime de seis horas diárias não estão satisfeitos com o tempo gasto para o exercício das funções porque, muitas vezes, têm seu horário de almoço prejudicado ou não conseguem chegar em tempo dos primeiros horários letivos após o término do expediente. 
 
    A situação, conforme os entrevistados, acaba desmotivando os estagiários que busquem a experiência em instituições que ainda adotam o regime de 30 horas semanais de estágio “por medo de desenvolver as atividades estagiárias e acadêmicas de forma negligente”, ponderou a Comissão. 
 
 
 
Assessoria de Imprensa OAB-MT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmatogrosso

Facebook Facebook Messenger Google+ LinkedIn Telegram Twitter WhatsApp

WhatsApp