Crise financeira impulsiona aumento de deferimentos de recuperação judicial

22/03/2018 15:17 | Recuperação e falência
Foto da Notícia: Crise financeira impulsiona aumento de deferimentos de recuperação judicial

imgCom foco na falência e recuperação judicial de empresas, o I Seminário de Direito Empresarial, realizado pela Comissão de Estudos da Lei de Falência e Recuperação de Empresas da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) em parceria com o Instituto Brasileiro de Administração Judicial (Ibajud), nesta quarta-feira (22), em Cuiabá, reuniu grandes nomes do país para discutir o tema.

Dividido em cinco painéis que se entrelaçaram ao longo do evento, o seminário mostrou os diferentes aspectos e pontos de vista sobre a recuperação judicial e falência no Brasil.

Em decorrência das crises vivenciadas pelo país ao longo dos últimos anos, o tema tem se mostrado cada vez mais importante. Primeiro palestrante do evento, o promotor da Vara Empresarial do Rio de Janeiro, Leonardo Marques, que falou sobre aspectos tributários, mostrou que, a partir de 2015, os pedidos feitos e deferidos de recuperação judicial quase dobraram no país em relação aos dois anos anteriores.img

Advogado e administrador judicial, Bruno Resende detalhou a atuação de profissionais da advocacia, bem como administradores e contadores tanto na recuperação judicial, quanto na falência.

imgEncerrando a primeira rodada de painéis, o juiz titular da Vara Empresarial do Rio de Janeiro, Paulo Estefan, que explanou sobre realização do ativo na falência e na recuperação judicial, contrapôs e também complementou alguns dos pontos levantados pelo promotor acerca da aplicação da Lei 11.101.

No período da tarde, abriu as discussões o advogado renomado na área de insolvência e recuperação empresarial Cássio Cavalli, que tratou dos aspectos necessários à reforma da lei de Falência e Recuperação Judicial. Ele destacou que integra um grupo criado pelo Ministério da Fazenda para elaboração do projeto de reforma, cujo texto já está de posse do Executivo nacional.

img Por fim, o desembargador do Tribunal Regional Federal 1ª Região, Newton De Lucca, tratou especificamente do poder das assembleias gerais dos credores e o controle judicial. O magistrado, ovacionado pelos demais palestrantes do período, também falou sobre a objetividade da Lei 11.101 que é, antes de mais nada, a preservação da empresa, “desde que ela seja viável”, completou.