PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Setembro de 2018 | Ver mais
D S T Q Q S S
# # # # # # 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 # # # # # #

Notícia | mais notícias

Proposta de MT, Censo da Jovem Advocacia norteará rumos da cláusula de barreira

06/03/2018 14:21 | Participação
Foto da Notícia: Proposta de MT, Censo da Jovem Advocacia norteará rumos da cláusula de barreira

   img Uma das questões que aflige os milhares de profissionais que ingressam na advocacia anualmente é a cláusula de barreira para as eleições da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A legislação em vigor estabelece como elegíveis advogados e advogadas que exerçam efetivamente a profissão há mais de cinco anos. No entanto, já existe no Conselho Federal proposta aprovada para a flexibilização da cláusula que permite a eleição para os cargos de conselheiros a partir de três anos de inscrição.

    Alvo de movimentos que se iniciaram no Colégio de Presidentes da Jovem Advocacia em novembro do ano passado e debates que se pautam de longa data, a pauta volta ao centro das discussões no Conselho Federal da OAB em 2018.
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), que em seu histórico já teve papel de destaque na flexibilização da cláusula, busca contemplar os anseios da classe para uma solução definitiva da questão.

    Na última semana, o presidente da Comissão da Jovem Advocacia (Cojad) da OAB-MT, Mário Medeiros Neto reuniu-se cimgom representantes de outras seccionais, o presidente da Comissão Nacional da Advocacia Jovem, Alexandre Mantovani; o diretor-tesoureiro do CFOAB, Antonio Oneildo Ferreira e o presidente nacional da OAB, Cláudio Lamachia, em Brasília, onde discutiram a realização do Censo da Jovem Advocacia.

    A iniciativa será lançada durante na II Conferência Nacional da Jovem Advocacia, que acontece entre os dias 22 e 23 de março em Natal (RN). De acordo com Mário Neto, a proposta é ouvir o que pensam os profissionais e, a partir de suas próprias experiências, elencar medidas sólidas para contemplar a advocacia como um todo.

    Mário Neto ressalta que, em Mato Grosso, a Jovem Advocacia (composta por profissionais com até cinco anos de inscrição) representa 39,8% do total de profissionais inscritos no Estado.

    Presidente da OAB-MT, Leonardo Campos elenca que o censo será um importante instrumento para traçar os rumos de questões estruturantes para a advocacia, inclusive, a cláusula de barreira.

    “Ouvindo o que pensam e como se sentem os profissionais podemos traçar ações efetivas, que não fiquem à mercê de mudanças sazonais e sim definitivas, pois reconhecemos a importância da jovem advocacia e é justamente por isso que queremos ações sólidas”, comentou.

Assessoria de Imprensa OAB-MT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0928/0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmatogrosso


Facebook Facebook Messenger Google+ LinkedIn Telegram Twitter WhatsApp