05/03/2018 16:12 | Infância e Juventude
Foto da Notícia: Membros da OAB-MT tomam posse como conselheiras e participam da diretoria do Cedca

img No mesmo dia em que tomou posse como conselheira titular do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), a presidente da Comissão da Infância e Juventude (Cij) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Tatiane Barros Ramalho, foi eleita secretária-geral do órgão. A solenidade de posse e a eleição da nova diretoria do Cedca aconteceram na sexta-feira (02) e marcaram a retomada da Ordem na atuação mais incisiva junto ao Conselho.

“Por muitos anos a OAB ficou sem representação no Cedca. Devido à atuação da Comissão de Infância e Juventude, fomos convidadas a participar novamente do Cedca, mas como ouvintes. Porque, como não éramos eleitas, não tínhamos direito a voz e voto. A doutora Cleide Eliane de Souza (ex-presidente), também advogada e membro da Cij, sempre nos deu uma abertura muito grande e estabeleceu a parceria da Comissão da OAB nas ações do Cedca”, esclareceu Tatiane Barros Ramalho.

Além da presidente da Comissão da Ordem, também tomou posse como membro suplente do Cedca a advogada integrante da Cij Andréia Noite.

A OAB-MT foi a segunda instituição mais votada para compor o Cedca, de acordo com a advogada Tatiane Barros Ramalho. “A OAB está muito feliz em retomar a composição do Cedca. A Comissão da Infância e Juventude tem desenvolvido um trabalho forte em relação à criança e ao adolescente no combate à violência, à pedofilia, voltado para orientação sobre alienação parental e guarda compartilhada. Esses temas precisam ser debatidos e enfrentados, e são órgãos como o Conselho Estadual e a Comissão que fazem esse trabalho”, destacou.

A posse dos novos membros do Cedca pelo quadro da OAB-MT foi feita pelo presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Rui Ramos, que aproveitou a oportunidade para parabenizar a instituição pelo trabalho desenvolvido na defesa da infância e da juventude.

“Doutor Rui Ramos esteve na posse do novo Conselho devido à importância que ele vê no tema infância e juventude. Agradeceu, na entrega do diploma, que a OAB esteja trabalhando fortemente nessa causa. A gente fica feliz em receber esses elogios”, acrescentou a advogada.

A eleição da nova diretoria do Cedca aconteceu no período da tarde. A presidente da Associação Mato-grossense de Pesquisa e Amparo à Adoção, Lindacir Rocha Bernardon, também membro da Cij, presidirá o Conselho. A vice-presidente será a servidora da Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social (Setas), Jennifer Jerônimo.  “A doutora Cleide Eliane, que deixou a gestão agora, é uma parceira da Comissão. Lindacir vem para dar continuidade a essa parceria”, finalizou Tatiane Barros Ramalho.