PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO

Notícia | mais notícias

OAB-MT requer ao TJMT peticionamento em formato PDF

28/02/2018 16:21 | PJE

    Um dos sistemas mais utilizados no Poder Judiciário de Mato Grosso, o Processo Judicial Eletrônico (PJE) admite somente que os arquivos processuais sejam enviados pelo editor interno do sistema. No entanto, a medida gera perda de formatação em relação aos editores de texto mais utilizados.

    Diante da situação, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), por meio da Comissão de Direito Eletrônico (Codel), requereu ao presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargador Rui Ramos, a possibilidade de envio de arquivos também em Portable Document Format (PDF).

    Para isso, faz-se necessária a alteração da Resolução 22/2011. No parágrafo primeiro, em seu artigo 13, a norma estabelece que “a petição inicial e os demais atos processuais que se fizerem necessários deverão ser produzidos no editor interno do sistema e assinados digitalmente, na forma da Lei m 11.419/2006”.

    Conforme explica o presidente da Codel, Gonçalo Adão, o intuito é facilitar e aprimorar o trabalho do público externo, tendo em vista a precariedade de recursos na ferramenta e demais funções não permitidas no editor do PJE.

    Inclusive, dentre vários casos semelhantes, já houve caso de desembargador que se recusou a receber recurso judicial porque a defesa da parte não utilizou a ferramenta do PJE, apenas anexou a petição inicial no formato PDF.

    Desde 2013, a Justiça do Trabalho já permite a petição em PDF-A em seu sistema PJE. Da mesma forma, a resolução que instituiu o Processo Judicial Digital (Projudi) no TJMT, também aceita petições em PDF. Ainda, no Portal Eletrônico do Advogado (PEA) somente recebe arquivos em PDF.

    Tais medidas, segundo Gonçalo Adão, reforçam a eficiência e aplicabilidade do pedido da OAB-MT, além de garantir mais segurança aos atos processuais, asseguram o princípio do acesso ao Poder Judiciário.

Assessoria de Imprensa OAB-MT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmatogrosso


Facebook Facebook Messenger Google+ LinkedIn Telegram Twitter WhatsApp

WhatsApp