Em reunião com OAB-MT, Governo sinaliza pagamento de home care

01/12/2017 17:00 | Saúde
Foto da Notícia: Em reunião com OAB-MT, Governo sinaliza pagamento de home care

img    Angustiados com a possibilidade de ficar sem atendimento de saúde em casa – home care –, familiares de dezenas de pacientes procuraram a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) buscando a continuidade do serviço.

Isso porque o serviço estava prestes a ser interrompido, já a partir deste mês, por falta de pagamento aos fornecedores. Depois de se reunir com as famílias na última quarta-feira (29), o vice-presidente da OAB-MT, Flávio Ferreira reuniu-se com representantes de familiares de pacientes, das empresas prestadoras de serviço e o secretário-chefe da Casa Civil, Max Russi, e o governador Pedro Taques na manhã desta sexta-feira (1º).

A empresa contratada pelo Estado para prestar o serviço de home care, que atende atualmente 47 pacientes, alega que o último pagamento efetuado pelo Estado foi referente ao mês de junho. Diante da situação, ocorreu atraso também aos pagamentos para seus fornecedores de oxigênio para os respiradores e alimentos destinados à dieta especial dos pacientes, entre outros, de maneira que as empresas não mais fornecerão os materiais até a quitação dos débitos.

Na maioria dos casos, o atendimento de home care atende a decisões judiciais que determinam ao Estado o custeio do tratamento. Sem o serviço, os pacientes precisam ficar internados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), aumentando riscos de doenças e restringindo a qualidade de vida.

Durante a reunião, foram apresentadas as planilhas das empresas e os familiares puderam relatar a situação dos pacientes. Na ocasião, o Governo tranquilizou as famílias sinalizando o pagamento dos débitos com a empresa de duas parcelas até a próxima terça-feira (5) e mais uma pagamento no dia 17 com recursos oriundos do governo federal e de emendas parlamentares.

“A OAB-MT foi procurada pelas famílias e estamos atuando para assegurar a esses pacientes o direito à vida”, destacou Flávio Ferreira.

Além da intermediar a reunião junto ao Estado, a OAB-MT, por meio da Comissão de Saúde, está dando o apoio técnico para a formalização da associação que permitirá aos representantes dos usuários dos serviços de home care a busca contínua pelos seus direitos.

A assembleia geral de instalação da associação está prevista para a próxima quinta-feira (7) na sede da OAB-MT.