PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Março de 2024 | Ver mais
D S T Q Q S S
# # # # # 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 # # # # # #

Artigo | mais artigos

Dicas para o consumidor cuiabano comprar bem e defender seus direitos

Data: 18/12/2014 14:55

Autor: Carlos Rafael Demian Gomes de Carvalho

1 - Troca de Produtos
 
    Os estabelecimentos comerciais não são obrigados a trocar produtos/presentes que não estejam viciados, ou seja, que não possuem algum tipo de dano ou defeito. Mas, para fidelizar os clientes, muitos lojistas costumam oferecer a opção de troca quando o consumidor fica insatisfeito com o tamanho ou com a cor do produto.  Assim, exija uma declaração do lojista na nota fiscal ou algum documento em que a loja se prontifica a trocar o produto.
 
img
 
02 - Venda Casada e o Seguro Estendido
 
    Cuidado com essa prática. A garantia estendida é um seguro que o comprador contrata no momento da aquisição de bens duráveis, que permite consertos e troca de produtos por um prazo maior que a garantia original do fabricante. Mas ele não é obrigatório e nem pode ser vinculado à compra do produto.
 
O Código de Defesa do Consumidor (CDC) proíbe venda casada, porém, muitos fornecedores insistem em infringir as normas e continuam com a prática ilegal. É importante o consumidor conferir o valor real do produto antes de efetuar o pagamento. O valor da garantia estendida, por exemplo, tem que estar bem claro.
 
03 - Garantia Legal (30 e 90 dias)
 
    Caso o produto tenha algum tipo de vício, o fornecedor será obrigado a fazer o conserto ou a troca, mesmo que esses direitos não tenham sido avisados com antecedência. 
 
    O consumidor tem 30 dias para reclamar de problemas com o produto se ele não for durável (um alimento, por exemplo), ou 90 dias se for durável (uma máquina de lavar, por exemplo).
 
    O prazo para o reparo é de até 30 dias. Após isso, o consumidor terá direito a troca ou devolução do dinheiro. 
 
    Quando a aquisição de produto ocorrer fora do estabelecimento comercial (por telefone, em domicílio, através de internet ou por outro meio similar) o consumidor tem o prazo de reflexão de 7 (sete) dias corridos a contar da data do recebimento do produto ou assinatura do contrato para desistência, de acordo com o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor.
 
    A contagem do prazo inicia-se a partir do dia imediatamente posterior à contratação ou recebimento do produto.
 
04 – Compras no Cartão de Crédito e/ou Débito
 
    Em Cuiabá, a Lei Municipal nº 5876/2014 proíbe que os estabelecimentos comerciais que aceitam pagamento na modalidade cartão de crédito e débito de exigirem um valor mínimo de compra para a utilização dessa forma de pagamento e/ou diferenciado do valor pago em moeda corrente, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) garante o mesmo preço de uma mercadoria para qualquer opção de pagamento (dinheiro, cheque ou cartão de crédito). 
 
05 – Ofertas, Liquidação e Promoção
 
    Muito atento com as promoções, a oferta de preços por divulgação em panfleto ou qualquer tipo de anúncio deve ser cumprida a risca, ou seja, o valor do produto informado ao consumidor deve ser o valor a ser vendido.
 
    Liquidação, caso o baixo preço cobrado foi devido à existência de pequenos defeitos, sua oferta deverá ser realizada de maneira clara e ostensiva, deixando bem claro ao consumidor acerca das condições daquele produto.
 
06 - Declaração do prazo de entrega de produtos
 
    O consumidor deve pedir por escrito a data de entrega e de montagem. O ideal é que a data de entrega seja discriminada na nota fiscal. Exigir essa declaração do lojista é uma garantia de que o prazo será cumprido.
 
    Se o fornecedor descumprir o prazo da entrega do produto ou prestação do serviço, ou entregar produto diverso do adquirido, o consumidor pode exigir o cumprimento forçado do pedido ou pode aceitar outro produto equivalente ou, ainda, cancelar a compra/contrato com a devolução do valor pago, com correção monetária e direito a eventuais perdas e danos (ação judicial) – art. 35 CDC.
 
07 - Sem troco, o que fazer?
 
    Caso o lojista não tenha troco na efetivação da compra, este deverá arredondar o preço para baixo. Não aceite “balas ou vales” para suprir a falta do troco.
 
 
Carlos Rafael Demian Gomes de Carvalho é diretor- executivo do Procon Cuiabá e presidiu a Comissão de Defesa Do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso.
 
WhatsApp