Artigo | mais artigos

Não basta ser um bom advogado é preciso ser um bom gestor

Data: 07/02/2014 14:00

Autor: Wilson Roberto Maciel

img
Cursar uma boa faculdade, fazer estágio com bons profissionais, ter livros de juristas conceituados, conscientizar-se da necessidade de estudar eternamente e montar um bom escritório de advocacia. Foi-se a época que estes eram os requisitos para ser um advogado de sucesso.

A faculdade de direito está entre os 10 cursos mais procurados, tendo em média uma concorrência de 24 candidatos por vaga e em alguns casos, como na Universidade de Brasília, esta concorrência chega a 97 C/V. No total, os advogados habilitados para exercer a profissão no Brasil hoje passam de 800.000 mil e poderiam chegar a três milhões, se todos passassem no exame obrigatório da OAB. Todo ano pelo menos 70 mil advogados novos ingressam no mercado de trabalho, vindos dos 1.240 cursos de direito espalhados de norte a sul.

Com uma concorrência tão acirrada o advogado precisa demonstrar que além de suas habilidades jurídicas possui também excelência em administração, economia e marketing. Atualmente quem lançar mão das melhores técnicas de gestão no seu escritório, com certeza  terá mais chances de sucesso.

Ao escolher a área do direito em que irá atuar é necessário ter uma visão macro, aprofundar-se no tema, conhecer as falhas do mercado, as necessidades dos clientes, para poder planejar sua carreira e atuar dando um passo de cada vez, mas sempre com metas claras e objetivos certos a serem alcançados.

Para montar seu escritório é preciso estar atento não só ao ponto (local), mas também aos detalhes arquitetônicos e decorativos que são imprescindíveis para causar uma boa primeira impressão. Cores que combinem com sua área de atuação, mobília que mande a mensagem certa de qual seu estilo de trabalho, são importantes na conquista dos clientes.

Ainda nesta etapa é importante criar um padrão que estará presente em: seu escritório, cartão, emails, site, etc. Assim se cria uma marca que demonstra sua organização e profissionalismo e que facilitam a propagação de seu nome e de seu trabalho, fazendo-o conhecido entre os colegas e os clientes.

Ao escolher sua equipe de trabalho (zeladora, office boy, secretária, estagiário, advogado, etc) é preciso saber que mais do que um simples advogado o profissional está se tornando um líder. Saber liderar pessoas é fundamental para o bom andamento dos trabalhos e sucesso do escritório. Um bom líder conhece cada membro de sua equipe com profundidade, identificando suas habilidades e falhas, sabendo corrigi-las de forma construtiva e compreendendo que ali estão pessoas completas, com dias bons e dias ruins, com vitórias e com problemas pessoais, e que nada acontece de forma isolada, porque todos fazem parte de um todo.

Por fim é fundamental fazer uma imersão tecnológica levando seu escritório ao universo virtual, que hoje faz parte do dia a dia da população e cada dia mais esta inserida nos tribunais. Ter um site é uma necessidade que facilita a comunicação e permite agilizar o cotidiano atribulado dos advogados.

Enfim, mais do que nunca, é preciso que os advogados se convençam de que seus escritórios não são diferentes das demais empresas, pelo menos no conceito de gestão.  E é crucial que compreendam que são de fato empreendedores e empresários lutando para conquistar clientes. Sem este diferencial o advogado de hoje pode naufragar antes mesmo de zarpar.

Dr Wilson Roberto Maciel é advogado agrarista, com escritório em Sinop, Colider e Cuiabá, é Conselheiro Estadual da OAB/MT e representante da entidade na Comissão de Assuntos Fundiários da Corregedoria do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.