PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO

Artigo | mais artigos

Outubro Rosa: a OAB/MT apoia essa causa

Data: 30/09/2013 14:18

Autor: Cláudia Aquino de Oliveira

    As estatísticas demonstram que precisamos abraçar a luta contra o câncer de mama, em especial nas mulheres. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, 32 mulheres brasileiras morrem por dia, vítimas do câncer de mama. O câncer de mama é o tumor mais comum entre mulheres e o mais letal na faixa dos 35 aos 54 anos, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano.
 
img
    
    No Brasil, segundo dados da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), o índice de novos casos de câncer de mama passou de 75% em 1975 para quase 89% em 2012.
 
    A cada 10 mulheres diagnosticadas no Brasil, quatro vão morrer vítimas da doença, enquanto na Europa, o índice é de duas mortes para cada dez pacientes.
 
    Esse número elevado está relacionado ao diagnóstico tardio e à dificuldade de acesso ao tratamento da doença.
 
    Portanto o cenário demonstra que é preciso informar toda população, homens e mulheres, sobre a necessidade de realização de autoexame das mamas, realização do exame de mamografia a cada ano, para mulheres com idade acima de 40 anos.
 
    A realidade demonstra que é preciso sensibilizar a criação de políticas públicas urgentes voltadas para o diagnóstico precoce da doença, bem como, para o tratamento de pacientes com câncer de mama avançado.   
 
    As mulheres em fases avançadas da doença precisam lidar com diversos desafios, tais como lutar para o controle e estabilização da doença e lutar contra preconceitos. Elas precisam de apoio psicológico, apoio de familiares e amigos, para evitar o seu afastamento social, e enfrentarem os malefícios trazidos pela doença, oportunizando-as uma melhor qualidade de vida.
 
    De acordo com oncologistas, a detecção precoce do câncer de mama aumenta em 95% as chances de cura. Em 2010, cerca de 450 mil mulheres morreram vítimas desse tipo de tumor.
 
    O Outubro Rosa é um movimento popular internacional, que iniciou nos Estado Unidos, na década de 90, e simboliza a luta contra o câncer de mama. O objetivo da campanha Outubro Rosa, é alertar para a importância do diagnóstico precoce da doença, para a pesquisa e para a procura da cura e prevenção ao câncer de mama. 
 
    O cor-de-rosa fora escolhido como um símbolo internacional para a luta contra o câncer de mama. E o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, e foi distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em 1990 na cidade de Nova York.
 
    A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso, no seu papel institucional de defender a sociedade também sente-se responsável em fomentar ações que possam estimular a prevenção contra o câncer de mama, e em especial, para as advogadas mato-grossenses.
 
    Diversas ações estão sendo preparadas pela Comissão do Direito da Mulher e serão direcionadas à conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce tais como orientações para o autoexame, que serão disponibilizadas nos fóruns da justiça comum e do trabalho, palestras proferidas por médicos especialistas e advogados, que levarão informações do tema aos participantes.
 
    Também faz parte da campanha a utilização da cor rosa nos materiais gráficos, uso dos laços cor-de-rosa, e a iluminação da sede, um grande símbolo do Outubro Rosa.
 
    A utilização da cor rosa é a identidade mundial da campanha, e a iluminação em rosa de prédios públicos e privados assumiu um importante papel, por ter-se tornado uma leitura visual compreendida em qualquer lugar no mundo. 
 
    O Projeto OAB-MT 80 Anos também é parceiro desta campanha, realizando na subseção de Rondonópolis, onde está acontecendo a circulação do projeto, o painel “O direito na prevenção e no combate ao câncer”, que tem como facilitadores médico, psicóloga e advogado, com o objetivo de esclarecer às advogadas, advogados e acadêmicos de direito a importância do diagnóstico precoce da doença, através do auto-exame e realização do exame de mamografia, bem como os direitos que são assegurados às vítimas de câncer, como por exemplo, a Lei 12.732/12, que obriga o Sistema Único de Saúde a iniciar o tratamento contra o câncer no prazo de 60 dias após o diagnóstico da doença.
 
    Convidamos todas as advogadas e advogados para participar da Campanha Outubro Rosa, que simboliza a luta contra o câncer de mama. Assim estaremos contribuindo para um mundo mais saudável.
Alertamos todas as mulheres para que façam a prevenção contra o câncer de mama.
 
    Seja justa com você. Previna-se.
 
Cláudia Aquino de Oliveira é advogada, vice-presidente da OAB/MT e coordenadora do Projeto OAB 80 Anos.
 
WhatsApp