PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO

Notícia | mais notícias

Conquistas e combate à violência são destaques em posse da Comissão de Direito da Mulher da OAB/MT

11/03/2014 17:15 | Solenidade
Foto da Notícia: Conquistas e combate à violência são destaques em posse da Comissão de Direito da Mulher da OAB/MT

Foto: Adia Borges - Fotos da Terra

img
    A luta para promover a defesa da igualdade de gênero, a inclusão da mulher em todas as esferas, aumentando sua liderança e empoderamento e combatendo todo tipo de violência foram destacados pela nova presidente da Comissão de Direito da Mulher da OAB/MT, Juliana Nogueira, cuja posse ocorreu na manhã desta terça-feira (11 de março) no auditório da Seccional. O presidente e a vice-presidente da Ordem, Maurício Aude e Cláudia Aquino, respectivamente, também empossaram Mariana Ribeiro como vice-presidente da comissão e Elisângela Del Nery, secretária, assim como demais membros.
 
img
    
Presenças
 
   
    Também participaram o secretário-geral da Seccional, Daniel Teixeira; o diretor tesoureiro, Cleverson Pintel; os conselheiros estaduais Tânia Faiad, Evandro Cesar A. dos Santos e Roger Fernandes; o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Leonardo Campos; as presidentes da OAB/Várzea Grande, Flávia Moretti e da OAB/Pontes e Lacerda, Janete Garcia; a presidente e conselheira da BPW Cuiabá, Marisa Bazo e Sueli Batista; além das 10 mulheres homenageadas do dia; membros de outras comissões, advogadas, advogados e convidados.
 
    Maurício Aude destacou a evolução ocorrida no papel social da mulher desde as gerações dos avós e pais de todos os presentes e elogiou a dedicação das mulheres advogadas que atuam junto à OAB/MT seja na diretoria, na pessoa da vice-presidente, como conselheiras, em comissões temáticas ou em subseções de forma dedicada e voluntária. “Vocês não cuidam apenas dos encargos da OAB/MT, mas também representam a sociedade com sua força e ternura. Esse é o diferencial de vocês mulheres”, sublinhou.
 
    Juliana Nogueira reafirmou a missão da CDM em promover a defesa dos direitos da mulher, a inclusão social e política com acesso à informação e capacitação para o mercado de trabalho; afirmou que as homenageadas do dia são exemplos a serem seguidos e destacou que assume a Comissão com amor e dedicação. “Pelos altos cargos que estão alcançando, as mulheres têm o que comemorar sim, já que por muito tempo foram obrigadas a se manterem às margens das questões políticas", pontuou. 
 
    Cláudia Aquino relatou a história da primeira mulher advogada que se tem notícia, Carfânia, que defendia com afinco suas causas e enfrentava preconceitos na antiga Roma. “Pesquisa recente do IBGE aponta que as mulheres ganham, em média, 27% menos que os homens, em qualquer área de atuação. Portanto a discriminação da mulher no mercado de trabalho, ganhando ainda, menos que os homens é uma realidade, que não tem como ser negada”, observou alertando, porém, que há a avanços. “Segundo o Sebrae, 52% dos empresários com menos de três anos e meio de atividades são do sexo feminino. A força empreendedora feminina é maioria em quatro das cinco regiões brasileiras. As mulheres estão movidas pela oportunidade, e não pela falta de alternativas”.
 
    Leonardo Campos homenageou as demais nas pessoas das ex-presidentes das Comissões da Infância e Juventude e de Direito da Mulher, Rosarinha Bastos e Ana Lúcia Ricarte, respectivamente. “Reconhecemos a imensa prestação de serviços dessas mulheres não apenas à instituição, vocês representaram as brasileiras e mato-grossenses na luta intransigente em defesa da mulher e da criança e adolescente”, observou. O presidente da CAA/MT também convidou os presentes a participaram dos cerca de 35 eventos do Março Sempre Mulher em Cuiabá e no interior do Estado.
 
Homenagens
 
    Foram homenageadas as advogadas Ingrid Eickoff (da OAB/VG), Janete Garcia (OAB/Pontes e Lacerda) e Rosarinha Bastos; a Irmã Denise (Casa Irmã Faustina); a deficiente visual e pedagoga Domingas Soares da Silva; a professora Marinalva Bispo de Carvalho; a empresária Zilda Pazini; a agente de saúde Dinorá Magalhães Arcanjo; a notária e membro da Anoreg, Nizete Asvolinsque e a delegada Débora Cardoso Santos.
 
    A solenidade foi seguida de uma apresentação cultural de dança e a palestra com a psicóloga, psicanalista, coach, educadora e empresária, Isabel Silveira, com o tema “Despertando talentos”. 
 
 
Fotos: Adia Borges – Fotos da Terra
 
 
Assessoria de Imprensa OAB/MT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0928/0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmt
 

Facebook Facebook Messenger Google+ LinkedIn Telegram Twitter WhatsApp

WhatsApp