PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Março de 2024 | Ver mais
D S T Q Q S S
# # # # # 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 # # # # # #

Notícia | mais notícias

OAB-MT requer ao TJMT lista própria de conclusão das sentenças e acórdãos

26/05/2017 17:00 | Novo CPC
Foto da Notícia: OAB-MT requer ao TJMT lista própria de conclusão das sentenças e acórdãos

    Após receber o anseio da advocacia em todo o Estado durante o III Colégio de Presidentes de Subseções da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), a Comissão de Direito Civil e Processo Civil requereu junto à Corregedoria Geral do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) a correta aplicabilidade do artigo 12 do novo Código de Processo Civil (CPC). Para tal, a OAB-MT solicita que seja elaborada lista própria de conclusão das sentenças e acórdãos.

    Conforme o requerimento, a Comissão de Direito Civil e Processo Civil pede providências para a correta aplicação do artigo 12 do CPC, no tocante a obrigatoriedade de elaborar lista própria de conclusão das sentenças e acórdãos a teor do dispositivo do parágrafo primeiro.

    “Art. 12. Os juízes e os tribunais atenderão, preferencialmente, à ordem cronológica de conclusão para proferir sentença ou acordão. § 1º A lista de processos aptos a julgamento deverá estar permanentemente à disposição para consulta pública em cartório e na rede mundial de computadores”, dispõe o artigo.

    O pedido também destaca que “assim como procederem a correta aplicabilidade do comando legal para o fim de excepcionar apenas e tão somente as hipóteses descritas nos incisos I ao IX, do §2º do art. 12.

    De acordo com o parágrafo segundo, estão excluídos da regra: sentenças proferidas em audiências, homologatórias de acordo ou improcedência liminar do pedido; julgamento de processos em bloco para aplicação de tese jurídica firmada em julgamento de casos repetitivos; julgamentos de recursos repetitivos ou de incidente de resolução de demandas repetitivas; decisões proferidas com base nos artigos 485 e 932; julgamentos de embargos de declaração; de agravo interno; preferências legais e metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ); processos criminais, nos órgãos jurisdicionais que tenham competência penal e causa que exija urgência no julgamento, assim reconhecida por decisão fundamentada.

    Além disso, o requerimento observa a importância de orientar os magistrados que a apreciação das tutelas provisórias não estão submetidas à ordem cronológica prevista no artigo 12 do CPC.

    Este pleito foi um dos pontos tratados durante o Colégio de Presidentes e constou na ata da sessão, para que a OAB-MT reiterasse a solicitação para implementar ferramentas visando a observação do artigo 12.



Assessoria de Imprensa OABMT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0928/0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmatogrosso


Facebook Facebook Messenger Google+ LinkedIn Telegram Twitter WhatsApp

WhatsApp