Imagem Topo

NOTÍCIAS

12/05/2017 13:35 - Ato Imprimir Tweetar Compartilhar
Desagravo em Nova Xavantina reúne OAB nacional com Lamachia e Caravana das Prerrogativas

    imgUma das menores subseções da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT) em Nova Xavantina recebeu a Caravana Nacional das Prerrogativas e o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) Claudio Lamachia para ato de desagravo realizado nesta quinta-feira (11).

    “A minha presença neste ato tem exatamente esta demonstração, de que onde estivermos, onde houver um advogado que seja desrespeitado neste país, o Conselho Federal, as Seccionais e as Subseções estarão presentes, hipotecando uma solidariedade que não é apenas da advocacia, mas da própria sociedade brasileira”, afirmou Lamachia durante o ato de desagravo.

    O desagravo foi realizado em favor do advogado José Roberto Oliveira Silva e em desfavor dos policiais militares Juarez Gomes da Silva, Milton Araújo da Silva, Dhione Alves da Silva, Jean Carlos Dias Rodrigues, Uelke Prudência de Jesus e o Tenente Couto.

    Conforme o presidente do Tribunal de Defesa das Prerrogativas (TDP) André Stumpf, o advogado foi atender uma ocorrência e no local enquanto tentava tomar ciência dos fatos foi agredido por um policial militar fisicamente.

    “O advogado foi preso por desacato, mas foi agredido fisicamente enquanto estava no exercício da profissão e por essa razão, diante do vídeo e das imagens encaminhadas aprovamos o ato de desagravo. Mais uma vez a advocacia sendo ofendida de forma cruel e vil. Nós não vamos medir esforços para responder à altura dessas violações das nossas prerrogativas. A presença do Lamachia e do presidente da OAB-MT demonstra essa preocupação”, observou Stumpf.    

    imgPresidente da OAB-MT Leonardo Campos ressaltou que Claudio Lamachia não é um presidente de gabinete, e sua presença junto com a Caravana Nacional representa esta defesa das prerrogativas e da advocacia como um todo.

    “Lamachia deixa o gabinete em Brasília, deixa a capital federal e traz o Conselho Federal ao encontro dos advogados do Brasil. É um presidente que se iguala a todos nós, no jargão mais famoso da advocacia, que esfregamos diariamente a barriga no balcão. Lamachia esteve em Sinop no ano passado, foi a Primavera e passou por Nova Xavantina, que é uma das menores subseções do nosso Estado, demonstrando que onde estiver um advogado, lá estará a voz firme da Ordem, a presença da maior instituição da sociedade civil”, disse Campos.

    Lamachia ainda lembrou que quando se desrespeita alguma prerrogativa da Lei 8.906 (Estatuto da Advocacia) não se desrespeita apenas o advogado, mas se desrespeita o Estado democrático de direito. “A sociedade tem que compreender isso. É o cliente quem tem o direito de ser defendido. Não aceitamos atos de autoritarismo, por isso o Conselho Federal, a Seccional e a Subseção estamos aqui para dizer isso: não aceitamos desrespeito ao estado democrático de direito, pois sem a advocacia não há liberdade, sem liberdade não há democracia, sem democracia não há cidadania”, concluiu o presidente do Conselho Federal.

    Presidente da subseção de Nova Xavantina Jessé Candini agradeceu o empenho do Conselho Federal bem como da Seccional em realizar o ato de desagravo e da presença da Caravana Nacional das Prerrogativas.

    Também participaram do ato de desagravo, o presidente da Subseção de Água Boa Paulo Sergio Diniz e o presidente da Subseção de Barra do Garças Leonardo André da Mata.


Assessoria de Imprensa OABMT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0928/0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmatogrosso
 


Voltar Home

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL - SECCIONAL MATO GROSSO - Dr. Mario Cardi Filho S/N - Centro Político Administrativo

Cep: 78049-914  -  CUIABÁ/MT   Tel.: (65) 3613-0900  -  Fax:    -  E-Mail: presidencia@oabmt.org.br

Home |Ouvidoria |Mapa do Site