OAB Sinop recebe moção de aplausos por atuação durante rebelião

26/04/2017 15:33 | Reconhecimento
Foto da Notícia: OAB Sinop recebe moção de aplausos por atuação durante rebelião

A Subseção de Sinop da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) foi destaque na sessão ordinária desta segunda-feira (24) da Câmara municipal de Sinop. Uma moção de aplausos, requerida pelos vereadores Billy Dal Bosco, Ademir Bortoli e Luciano Chitolina, reconheceu a participação e a ajuda da entidade no controle e finalização da rebelião dos detentos do presídio Osvaldo Florentino Leite Ferreira (O Ferrugem), que ocorreu nos dias 11 e 12 deste mês.

“Diante do ocorrido fica expressamente notado o brilhante trabalho efetuado por toda equipe que atendeu o caso da rebelião na Penitenciaria Osvaldo Florentino Leite Ferreira, evitando que mais pessoas perdessem suas vidas, entre estas, reeducando e agentes públicos da referida instituição”, destaca trecho da moção.

De acordo com os parlamentares, o apoio da instituição fez toda a diferença durante a condução das negociações.

“Desde o início do motim, a OAB-MT se fez presente e auxiliou na condução dos trabalhos. Este acompanhamento foi essencial para que tudo chegasse ao fim o mais rápido possível e com o menor dano, sempre respeitando o direito dos reeducandos. Temos que reconhecer este importante trabalho”, destacou o vereador Billy Dal Bosco.

As negociações foram acompanhadas de perto principalmente pelo presidente da comissão de Direitos Humanos da OAB Sinop, Denovan Isidoro de Lima.

“Em um momento de conflito como esse, não podemos nos esquecer de zelar pela dignidade humana e pelos direitos de todos os envolvidos. Em casos como esse, que acumulam tanta tensão, é preciso que a condução das negociações seja feita com cautela e responsabilidade para que a rebelião se encerre com o menor dano possível”, explicou Denovan Isidoro de Lima.

O reconhecimento dos trabalhos realizados mostra mais uma vez a atuação da Ordem em defesa dos interesses da sociedade.

“A Ordem está sempre em busca da efetivação dos direitos dos cidadãos. Esse papel é fundamental para manter o Estado de Direito em funcionamento”, ponderou o presidente da OAB Sinop, Felipe Guerra, que também esteve presente durante as negociações.

Além dos representantes da OAB Sinop, foram homenageados o Tenente Coronel do Corpo de Bombeiros Hector Perícles de Castro, o diretor executivo do Conselho da Comunidade de Sinop, José Magalhães Pinheiro; o subdiretor da Penitenciária Osvaldo Florentino Leite Ferreira, Marcelo Oliveira, e o chefe de Disciplina da Penitenciária, Otaviano Rodrigues Oliveira.

Relembre o caso

Presos da Penitenciária Osvaldo Florentino Leite Ferreira (Ferrugem) em Sinop iniciaram uma rebelião na madrugada do dia 11 de abril. No encerramento do motim, em 12 de abril, foram confirmadas cinco mortes e 15 feridos.

Moção de aplausos

A Moção de Aplausos é uma honraria da Câmara Legislativa do Município que destaca a atuação de uma pessoa, órgão ou instituição, realizando formalmente o reconhecimento dos trabalhos prestados.

Conexão Assessoria