Aplicativo Eleitor Fiscal permite sigilo em denúncias

25/08/2016 17:00 | Fiscalização
Foto da Notícia: Aplicativo Eleitor Fiscal permite sigilo em denúncias

Idealizado pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) o aplicativo Eleitor Fiscal foi lançado nesta quinta-feira (25) como parte da campanha “Voto não tem preço, tem consequência”. O aplicativo está disponível nos sistemas Android e IOs e permite ao cidadão, em tempo real, denunciar qualquer irregularidade verificada durante as campanhas eleitorais.

Ao apresentar o aplicativo durante a sessão do Conselho Pleno da OAB-MT, o presidente da entidade Leonardo Campos explicou que um dos diferenciais do “Eleitor Fiscal” é a possibilidade de se enviar denúncias e permanecer em sigilo.

“É preciso fazer um cadastro prévio para poder baixar o aplicativo, mas ao fazer a denúncia, até para preservá-lo e objetivando irmos a fundo na garantia da democracia destas eleições, preservaremos a identidade do denunciante, caso assim ele opte”, ressaltou.

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) desembargadora Maria Helena Póvoas lembrou que o aplicativo Pardal desenvolvido pelo TRE-MT e adotado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em seu atual modelo não aceita o sigilo nas denúncias.

“No atual modelo proposto pelo TSE para todos os Tribunais Regionais Eleitorais do país não é possível sequer encaminhar a denúncia sem a identificação. Este modelo desenvolvido pela OAB-MT é muito mais afinado com o que pensa o eleitor, que precisa saber que quem vende o voto é tão criminoso quanto quem compra”, afirmou a desembargadora.

O vice-presidente e corregedor do TRE-MT, desembargador Luiz Ferreira da Silva pontuo que o objetivo do órgão é fazer com que o voto seja auferido àquele que o recebeu. “A ferramenta dificulta aquele que fez do ilícito seu modo de vida”, disse.

Presidente em exercício da Comissão de Direito Eleitoral, Lauro da Mata ressaltou que a OAB-MT é uma casa vanguardista com a iniciativa de lançar o aplicativo “Eleitor Fiscal”. “A Comissão faz atuação do ponto de vista institucional, e tem o papel de junto com os advogados que militam na área de trazer consciência profissional. O advogado eleitoral não defende a prática ilícita, que causa mal à toda sociedade”.

O aplicativo ainda traz, de forma compilada, toda a legislação eleitoral. Além de verificar o que é permitido ou não pela legislação durante a campanha, é possível consultar de maneira rápida as leis e resoluções vigentes para o pleito.

Mesmo antes de seu lançamento, o aplicativo recebeu denúncias de todo o país. No Eleitor Fiscal, o cidadão pode relatar a ocorrência, filmar e fotografar a possível irregularidade. As denúncias são encaminhadas para o endereço eletrônico eleitorfiscal@oabmt.org.br. Aqueles que não tiverem como baixar o aplicativo, também fazer suas denúncias por e-mail.

O material recebido é remetido ao Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) e, no caso de denúncias oriundas de outros estados, encaminhado para a seccional correspondente da OAB.

Também participaram do lançamento o secretário-geral da OAB-MT, Ulysses Rabaneda, a secretária-geral adjunta Gisela Cardoso, o diretor financeiro Helmut Daltro e os conselheiros da OAB-MT.

Assessoria de Imprensa OABMT
www.facebook.com.br/oabmt